Introdução a Inteligência Artificial

Publicado por Jhônata Tavares
22:00

O futuro…

Enfim chegamos a 2025, onde já podemos passear com nossos carros voadores, tecnologias ultra avançadas e robôs fazem todo o trabalho por nós, bom pelo menos era assim nossos antepassados pensavam que seria em 2025, mas mesmo que ainda não temos os carros voadores em larga escala, ou ainda sem robôs que fazem o nosso trabalho doméstico, nunca estivemos em um período com tanta tecnologia, e a queridinha do momento é a nossa inteligência Artificial (a famosa I.A), e você queira ou não, ela está transformando o nosso mundo e a forma como vemos o mesmo.

Por isso neste momento iremos entender como funciona uma I.A, quais são os tipos das mesmas, como elas aprendem e se desenvolvem (Machine Learning e Deep Learning), e como elas estão transformando o nosso mundo, por isso escolha sua I.A favorita e vamos desbravar este inovador mundo das Inteligências Artificiais.

O que é uma Inteligência Artificial?

Resumindo, a Inteligência Artificial é uma área da computação, que se dedica aos estudos e criação de sistemas capazes de realizarem tarefas que muitas vezes são necessárias a inteligência humana incluindo o raciocínio, aprendizado, percepção e tomada de decisões e várias outras tarefas que nós humanos exercemos. A I.A tenta simular as funções do cérebro humano, mas sem a “limitação” do mesmo, tendo na maioria das vezes uma velocidade altíssima para apresentar soluções e respostas.

Hoje em dia já está bem difundido seu uso, e portanto muitas vezes utilizamos de algum serviço que á baseado em I.A e não nos damos conta, um bom exemplo disso é a Alexa, ou a Siri que muitos de nós já temos em nossas casas, e fazemos uso diariamente das mesmas, mas não se limita apenas a isso.

Existem dois tipos principais de Inteligências Artificiais, sendo elas:

  1. I.A Fraca (ou Estreita): São Inteligências Artificiais projetadas para uma tarefa específica, seja ela traduzir um texto, gerar imagens, reconhecimento de voz ou até mesmo jogar xadrez, porém elas não tem a capacidade de aprender nada fora do escopo ao qual foram projetadas.

  2. I.A Forte: Hipoteticamente a I.A Forte teria a mesma capacidade cognitiva comparada ao cérebro humano, se tornando impossível distinguir a origem. Ela teria a capacidade de aprender e evoluir independentemente do escopo, de forma totalmente autônoma. Porém não temos ainda nenhuma I.A Forte existente hoje em dia, sendo atualmente o ideal dos pesquisadores e estudiosos da área.

Uma das formas pela qual a Inteligência Artificial pode aprender, é por meio do Machine Learning (Aprendizado de Máquina), resumidamente é a forma pela qual a I.A consegue aprender sem ter sido previamente programada para realizar a tarefa, ela se torna capaz de identificar padrões de dados e utiliza deles para a tomada de decisão e aprendizado. Um recurso onde é amplamente utilizado o ML é o de recomendação, como o utilizado pelo Youtube, Netflix e entre outros.

Existem 3 tipos principais de Machine Learning, que são eles:

  1. Supervisionado: O algoritmo já tem as respostas esperadas, assim apenas mapeia e gera entradas para as saídas já esperadas.

  2. Não Supervisionado: O algoritmo é alimentado com dados sem definições prévias, e tenta identificar padrões ou agrupamentos dentro dos dados.

  3. Reforço: O sistema aprende a partir de tentativa e erro, recebendo recompensas ou penalidades com base em suas ações.

Outra forma pela qual a I.A pode aprender é o Deep Learning (Aprendizado Profundo), sendo um ramo do Aprendizado de Máquina mais avançado, que se utiliza de redes neurais para realizar tarefas complexas, como reconhecimento de voz ou também tradução automática, sendo inspirado no funcionamento do cérebro humano. O Deep Learning permite trabalhar com um grande volume de dados e processos de maneira mais eficiente e precisa, possibilitando a criação de sistemas mais poderosos e inteligentes.

Como a I.A está transformando nosso mundo?

Você querendo ou não, a Inteligência Artificial já vem sido adotada em vários setores a vários anos atrás, mas nunca da forma como vemos hoje, com o grande avanço nos estudos deste incrível ramo da computação, se tornando possível a transformação em setores como o da saúde, onde está sendo utilizada para diagnóstico de doenças e detectar condições de câncer e doenças cardíacas com maior precisão. Em setores como o da automação, já é possível encontrar veículos autônomos que não tem a necessidade de um motorista para serem usuais.

Hoje já está amplamente difundido o uso da I.A para nosso uso geral, sendo ela para uma simples pesquisa, ou então de uso profissional para aumento da produtividade, se tornando uma ferramenta quase indispensável no dia a dia da grande maioria da população.

Inteligência Artificial, ame-a ou odeie, mas fato é que ela está mudando tudo ao nosso redor, e muito rapidamente, e com os avanços nas áreas de aprendizado (Machine Learning e Deep Learning) estamos explorando apenas o topo do iceberg, ainda teremos muitas inovações e avanços neste ramo. Qual o futuro da I.A? Não temos como definir nada para o futuro, porém sabemos que a Inteligência Artificial já é uma ferramenta essencial para diversas profissões hoje, e várias outras também farão uso dela muito em breve.

Comentários

Esta publicação ainda não recebeu comentários. Seja o primeiro!