Introdução
Olá meu amigo dev, tudo bem? Hoje eu estou aqui para responder talvez uma das coisas que você já deve ter se perguntado, será que o Windows é realmente um sistema seguro? Será que ele atende meus requisitos, será que meus softwares estão correndo perigo?
O Windows…
Bom, vamos começar falando do Windows.
As preocupações…
Bem, acho que não podemos deixar de notar que o Windows é um sistema incrivel, sem dúvida alguma, mas vamos pensar num cenário, você pagou R$ 1.000,00 numa licença (não vamos incentivar pirataria kkkk), e você recebe um freelance para um sistema de uma empresa, que é secreto, e ninguém pode ter acesso, e você utiliza o seu Windowszinho, eu devo me preocupar?
Acho que antes de nós começarmos a torcer o nariz, temos que lembrar que o Windows tem sim algumas falhas de segurança, mas a chance de uma empresa fazer alguma maracutaia para ter acesso a isso, a não ser que esse software seja pra sei lá, a apple, é bem improvavel que isso aconteça, mas não impossivel. Então acho que dito isso, bem, vamos ir para “Os escândalos…”
Os escândalos…
O Windows, é um sistema que apesar de todas suas qualidades, teve inumeros tipos de escândalos em relação a segurança, e continuando com a hipotese do software super-secreto, isso pode ser sem duvida alguma, um tipo de problema que pode te fazer ficar com o pé atrás.
As telemetrias… ou as manias?
No Windows 10, o Windows teve diversas reclamações por ter uma política de coleta de dados muito invasiva, dando desde detalhes completos e especificos do seu hardware, até detalhes de uso de apps. E bem, sem nenhuma forma fácil de desabilitar isso, apesar disso, aqueles Mr. Hackers da tecnologia que tinham disposição e boa vontade para desativar a telemetria, ainda tinham alguns dados sendo enviados.
Windows 10 e seus anuncios personalizados!
Olha que top! Agora quando eu abro meu menu iniciar os anúncios que aparecem coincidentemente foi o que eu tava procurando! Bem, pra falar a verdade, isso não foi coincidência, todos os seus dados de navegação, pesquisa e diversas outras coisas foram coletados e enviados para a Microsoft, e exibiu um anúncio personalizado em seu menu iniciar. (Sim! Até no menu iniciar.) Além de terem implementado a públicidade até dentro de suas notificações.
Atualizações de software…
Sim, até em atualização de software tem escândalo, as atualizações do sistema, até hoje, no Windows 10 e no Windows 11, as atualizações são feitas sem a permissão explicita do usuário, assim permitindo o controle total ao pacotes instalados no seu Sistema Operacional. Ou seja, se o Windows quiser instalar um Keylogger no seu computador através de uma Atualização de Software, você será obrigado a ter que instalar.
Conclusão (Windows)
Bem, o Windows é um sistema incrivel, estável, porém inseguro no assunto Privacidade. O melhor sistema para você que é Gamer, Programador, Produtor de Conteúdo e tudo isso ao mesmo tempo. Ou seja, a versatilidade do Windows é algo que é um baita de um ponto positivo pro Windows. Porém, essa versatilidade pode custar sua liberdade, privacidade, e talvez até a performance do computador. Entretanto, pode ser que seja a única opção disponivel para você que é talvez leigo em outros sistemas. Porém, você pode ser restringido de participar de projetos que dependem de um sigilo absoluto.
Alternativas (Windows)
A melhor alternativa com a absoluta certeza, é o Linux, se você é leigo, aqui na Play Dev, postei 2 artigos de como usar o Linux em sua maquina e talvez possa te ajudar a resolver seus problemas em relação a ser leigo, com esses 2 artigos você vai aprender basicamente tudo o que você precisa saber sobre linux, e apesar disso se você não quiser usar Linux de jeito nenhum, infelizmente você precisará ficar à mercê do Windows.
O Linux…
Nessa parte eu vou falar sobre o Linux.
Desmistificando…
Sempre quando eu vou falar de Linux, antes de tudo, eu gosto de desmistificar o que é Linux. Muitas pessoas acham que o Linux é um Sistema Operacional, e que então, existem apenas 3 sistemas operacionais. Sendo eles o MacOS, Linux e Windows. Mas isso está errado, o Linux é um Kernel, e com base nele, foram criados outros sistemas operacionais. E claramente, não existe só o Linux, já que o Linux foi baseado no Unix. E o nome Linux foi surgido pela combinação de Linus (Nome do Criador) e Unix (A base do Linux). Então, por exemplo, na “linhagem” do Linux temos varios sistemas operacionais, que eles sim, são sistemas operacionais baseados em linux (Abreviado a distros), como o Pop! OS, Ubuntu, Linux Mint, Arch Linux, Manjaro, e dentre muitos outros. E existem distros (Distros = “Sistemas operacionais baseados em Linux”) baseadas em outras distros. Como por exemplo o Pop! OS que é Baseado no ubuntu.
Exemplo, vamos falar do Pop! OS
Pop! OS é baseado no Ubuntu
Ubuntu é baseado no Debian
Debian é baseado no Kernel Linux
Kernel Linux é baseado no Unix
Todos tem base em Linux, mas passam por diversos outros!
Vantagens
Bem, as vantagens do Linux é em relação a diversos fatores, vamos começar falando da Privacidade. No Linux, você está no controle, e com uma simples bagagem de conhecimento você consegue habilitar e desabilitar coisas que você acha serem desnecessarias. Além de ser 100% explicito na hora da instalação se você quer ou não enviar dados aos desenvolvedores. Podemos falar também da segurança, já que todo Linux vem com um Firewall de rede, além de um “ant-virus” de fábrica, já que ele é organizado por permissões. Assim, qualquer ação que seja perigosa, é pedido a senha diretamente ao usuário. Assim, o único usuário com permissão total é o “root”.
Desvantagens
Apesar de tudo, o Linux tem uma certa dificuldade quando o assunto é resolver problemas, praticamente todas as soluções quando o assunto é Driver, Atualização de Pacotes e até algumas coisas mais complexas, dependem de conhecimento no “Terminal” (Terminal = “Um aplicativo similar ao CMD do Windows, porém muito mais poderoso”). O que para usuários novatos, pode limitar um pouco as coisas. Apesar disso, uma simples consultada na internet ou no ChatGPT pode te ajudar. Mas graças a loja de aplicativos, tudo fica mais seguro e controlado.
Conclusão
O Linux é um sistema complexo, mas sobretudo, seguro e estável dependendo de qual distro você escolhe. O uso do terminal pode ser necessário mas um problema contornavel, em geral, a loja de aplicativos pode te ajudar a atualizar pacotes e instalar apps. Uma ótima solução para devs que precisam fazer projetos que dependem de mais segurança.
Finalização
Agora, você entende porque o Linux e Windows são melhores e piores e por quais motivos, então, agora resta a você, ver qual te atende melhor e meter broca! Se for usar Linux, eu recomendo o Linux Mint ou o Ubuntu. Já que são mais faceis de mecher para novos usuários! Bem, espero ter te ajudado a entender o porquê que quando o assunto é sistema operacional, é importante escolher com carinho e entender qual é melhor! Obrigado por ler, e flws!
Comentários
Esta publicação ainda não recebeu comentários. Seja o primeiro!